DESTAQUE NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

• SANTO CRISTO DESTACA-SE NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA REGIÃO

Assunto: Administração  |   Publicado em: 12/02/2021 às 08:45   |   Imprimir

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Fronteira Noroeste do RS, com abrangência em 20 municípios do Noroeste gaúcho, é reconhecido como instrumento de definição das prioridades para o desenvolvimento da região.

Em estudo realizado, o Conselho constatou que a produção agropecuária regional passa por mudanças e inovações em seus métodos e processos produtivos, o que deve refletir na definição dos recursos do orçamento estadual por meio de consulta popular, para desenvolver um projeto de recebimento dos recursos do orçamento em 2021 a serem aplicados num programa coletivo e de interesse de todos os municípios.

No exame da realidade de cada município, o Corede constatou que, no setor agropecuário da região, destaca-se a criação de bovinos e outros animais, com 43,5%, principalmente em Santo Cristo. A criação de suínos detém 12,6%, ocupando o município a primeira posição. Já produtos da lavoura temporária ocupam 12,4%, também com liderança de Santo Cristo. E, quanto à participação dos empregos da indústria de transformação, o município ocupa o quarto lugar.

Agora, o Coredes pretende elaborar projeto de estímulo à inovação e tecnologia, considerando os potenciais e as vocações de cada município, para promoção conjunta de ações ao fortalecimento dessas potencialidades a fim de atrair novos investimentos e gerar oportunidades de emprego e o crescimento econômico-social da região.